Surfe deluxe

O monstro que deforma horizontes

11.11.11


Quem é surfista, puxa o bico. Uns mais, outros menos. É o medo, que nos salva e condena. Dentro d´água, a explosão de adrenalina e cortisol que gera o estado de alerta normalmente só é controlada quando o surfista vive na chamada zona de conforto.

Cada um tem a sua, claro: Greg Long e Carlos Burle parecem estranhamente à vontade nos mares mais inóspitos do mundo. Água fria e turva, ondas de 30 pés, coral sangrento: a zona de conforto de quem surfa Mavericks é mais elástica.

Não só as estrelas têm essa vocação. Longe dos holofotes, todo mundo conhece pelo menos um louco que lida de maneira diferente com o medo.  Não falo dos valentes, daqueles que gastam a garganta para divulgar feitos em ondas duvidosas. Os mais corajosos costumam ser pacatos, humildes e donos dos sorrisos mais largos da praia.

Mas, às vezes, nem toda coragem do mundo é suficiente. O mar tem o princípio mais atraente e assustador da vida: a imprevisibilidade. Quando tudo parece sob controle, uma onda inesperada sobe ao fundo e deforma o horizonte. Ninguém escapa. Neste momento, a tal diferença entre homens e meninos desaparece.São todos vítimas, náufragos em suas pranchas.

O monstro de água que ninguém espera pode ser a tal freak wave, também chamada de rogue wave (numa tradução livre, seria algo como onda-aberração ou onda traiçoeira).

A literatura sempre foi farta em histórias de embarcações reviradas por ondas monstruosas. E, na cultura eternamente oral dos surfistas, não faltam relatos de ondas avassaladoras, que varrem baías inteiras sem deixar nada na superfície. No passado, a ciência não levava muito a sério as histórias de pescador, mas hoje o fenômeno vem sendo estudado por oceanógrafos de todo o mundo e é considerado uma possibilidade real, em qualquer tipo de mar.

O pesquisador Eloi Melo, agora na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), é um desses apaixonados pelo mar que avançou na ciência para tentar decifrar os velhos mistérios antes mitificados. O cara entende do riscado: é um dos responsáveis pela implantação do atual sistema de previsão de ondas do site Waves e vive produzindo estudos.

Um deles varou a arrebentação das freak waves. Eloi se aprofundou no fenômeno a partir da observação do ondógrafo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que era parte do Programa de Informação Costeira on-line.

O professor disseca detalhadamente o monstro da água. Primeiro, explica como chegar ao cálculo freak wave. “Quando se diz que um certo estado de mar tem ondas de dois metros, o que significa isso exatamente? Será que todas as ondas presentes no dia tem essa altura?  É obvio que não! Essa altura (conhecida tecnicamente como altura significativa) é uma altura “média” das ondas que é usada para caracterizar um estado de mar.  A altura significativa é definida como a média do terço superior das maiores ondas. Imagine um registro com 90 ondas, separe as 30 maiores e tire a media das suas alturas: esta é a altura "significativa". Portanto, é uma altura “média”, mas não de todas as ondas.”

Na sequência, mostra por que o fenômeno não é tão raro quanto parece: “A questão é: num mar com altura significativa de dois metros, qual a chance de encontrar uma onda de quatro metros? A resposta para essa questão passa por um estudo estatístico das alturas de onda, e é aí que entra a idéia de uma freak wave: a estatística mostra que as chances de se encontrar uma onda com altura maior que duas vezes a altura significativa do dia deveria ser muito remota.  Mas medições tem mostrado que no mundo real, aparecem ondas assim com uma frequencia maior do que a prevista pela teoria estatística. Eis aí a freak wave!”

Para o leitor apressado, a definição: freak waves são mais de duas vezes maiores que a altura significativa das ondas num determinado dia.

Da sala de aula para o mar, a coisa complica. Diversas vezes na vida, tive a sensação de ver uma onda completamente fora da curva média do swell daquele dia. Às vezes são vagalhões que arrastam quem estiver por perto para a zona de impacto e quebram pranchas. Mas não sei se foram genuínas freak waves. Vale não confundir com aquela onda da série que chamamos de “a maior do dia”. É uma onda mais de duas vezes maior que as maiores do dia.

Se os novos estudos apontam para uma freqüência maior que a esperada para as freak waves, faça as contas: você provavelmente entrou – ou um dia vai entrar – na estatística das vítimas do monstro traiçoeiro das águas. Basta ser surfista.


* Texto publicado na coluna Surfe Deluxe, na revista Fluir, em 2010.

Surfe Deluxe
Blog de notícias sobre as ondas e seus personagens, escrito com palavras salgadas pelo jornalista Tulio Brandão.
Participe!
Surfe Deluxe divide a onda. O blog é aberto à participação dos leitores, com textos e fotos. Quem tiver história ou imagem, mande para surfedeluxe@gmail.com
Créditos
Foto de fundo: Saquarema, por Fábio Minduim / Layout: Babi Veloso
Feeds RSS
» Clique aqui e receba o blog no seu agregador favorito
» O que é RSS?

Surfe Deluxe, por Tulio Brandão :: tulio@surfedeluxe.com.br :: Assinar o feed